A Arte da Sustentabilidade


Uma das características da educação contemporânea é a necessidade de que as práticas didático-pedagógicas transcendam a mera transmissão de informações. A escola precisa atuar em uma perspectiva que possibilite aos educandos não apenas saber, mas saber fazer, saber viver e saber ser: conteúdo, teoria, prática e ética conduzindo ao conhecimento e à sabedoria.

A educação precisa mobilizar-se para que sejam despertadas, nos estudantes, a consciência antropológica (que reconhece a unidade na diversidade), a consciência ecológica (que reconhece nossa união com a biosfera em que habitamos), a consciência cívica terrena (que reconhece a responsabilidade e a solidariedade dos seres uns com os outros) e a consciência espiritual da condição humana (que nos permite criticarmo-nos e compreendermo-nos – tanto a nós mesmos quanto uns aos outros)[1].

O Projeto Interdisciplinar 2012 – A arte da Sustentabilidade –  tem por objetivo refletir acerca do nosso modo de agir em relação à natureza e ao meio ambiente, e de suas consequências para o indivíduo e para a coletividade, tanto em uma perspectiva local quanto em uma perspectiva planetária, vez que ambas são indissociáveis. 

A escolha do tema inspirou-se tanto na realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20 –, quanto na comemoração dos 90 anos da Semana de Arte Moderna. Em comum entre ambos, a necessidade de revolucionar para pensar, agir e existir de modo diferente dos paradigmas então vigentes.

Partindo do tema, vêm sendo realizadas discussões e reflexões envolvendo toda a comunidade educativa, numa perspectiva interdisciplinar e interativa, o que se coaduna com o objetivo da instituição de fazer dos seus tempos e espaços significativas oportunidades de o aluno aprender não apenas conteúdos, mas também desenvolver outras competências e habilidades extremamente necessárias à vida.

Sob adequada orientação pedagógica e fazendo recortes que a amplitude e complexidade do tema exigem, a comunidade escolar tem sido convidada a (re)pensar, sob diversas formas e diferentes óticas, a proposição temática. O blog do Projeto “A Arte da Sustentabilidade” é uma das estratégias utilizadas com tal finalidade. Apresenta-se como espaço de interações dialógicas aluno-aluno e aluno-professor, partilha de informação, ideias, sentimentos e impressões sobre os assuntos em pauta, registro das atividades realizadas, enfim, ferramenta importante para que os alunos assumam uma atitude ativa no processo de aquisição ou reconstrução de valores e conceitos.






[1] MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002. p. 76-77.

Nenhum comentário:

Postar um comentário