quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Atividade de História para o 6° ano



"A História procura especificamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas. As transformações são a essência da História; quem olhar para trás, na História de sua própria vida, compreenderá isso facilmente. Nós mudamos constantemente; isso é válido para o indivíduo e também é válido para a sociedade. Nada permanece igual e é através do tempo que se percebe as mudanças".                 

“Nada permanece igual e é através do tempo que se percebe as mudanças”.

(Vavy Pacheco Borges)


Analise as imagens baseando-se no trecho de Vavy. Relacione-o às principais alterações que ocorreram no meio ambiente devido à ação humana e suas supostas necessidades. Tenha como ponto:


de partida a Pré-História             de chegada a Idade Contemporânea
                      














8 comentários:

  1. Desde a Pré-história o homem utilizava a natureza para se sustentar e conseguir alimentos para sua família. Na Idade Contemporânea ele destrói o ambiente e degrada o meio poluindo, pois não sabe usar os recursos naturais de forma sustentável.

    Aluno: RAFAEL E MATHEUS 6° ano A

    ResponderExcluir
  2. Na Pré-história o homem modificava o espaço apenas para suprir as suas necessidades sem comprometer o ecossistema. A partir deste momento foi promovida a globalização e hoje a sociedade é avaliada pelo que tem em bens materiais, por isso o consumo é altíssimo e pode trazer riscos a nossa sociedade tais como:
    *Aquecimento global
    *Danos à saúde
    *Comprometimento da biodiversidade
    *Escassez dos recursos naturais
    *Acumulo de lixo, entre outros.

    Assinado: Ingrid Novaes e Ana Lívia Andrade

    ResponderExcluir
  3. 1° imagem: Na antiguidade o homem retirava apenas os recursos naturais para abastecer suas necessidades. Antes do aumento da população a poluição não era tão grande, pois não havia muita gente.
    2° imagem : Com o aumento da população as necessidades também cresceram. Para abastecer foi necessária mais matéria-prima retirada da natureza, com isso o desmatamento e a poluição cresceram.
    Alunas: Ana Luisa Fagundes, Luiza Amaral, Andra Regina - 6°Ano D.

    ResponderExcluir
  4. 1- O homem pré-histórico sentado nas margens do rio mostra um ambiente que ainda não foi destruído pelo homem. O homem não pode destruir a natureza, pois não tinha tecnologias avançadas.
    2- Um ambiente que foi modificado pelo homem com muitas casas e prédios, o óleo correndo pela cidade. Esse tipo de poluição foi usada pelo homem ao longo do tempo.

    Nome: João Victor,Paulo Gabriel - 6º ano D.

    ResponderExcluir
  5. A partir da Pré-história começou a sustentabilidade,porque eles retiravam da natureza o que era necessário. Exemplo: para fazer uma fogueira ele retirava somente a madeira necessária. Na chegada da Idade Contemporânea houve algumas mudanças, quando começou a surgi as cidades,o ser humano retirava da natureza além do que era necessário.

    Assinado:Amanda e Ane Caroline 6° ano C.

    ResponderExcluir
  6. Os pré-históricos consumiam só o necessário sem prejudicar a natureza e o que tem nela. Conforme o tempo foi passando as mudanças foram acontecendo,o homem estava sendo tomado pelo consumismo,começou prejudicar a natureza. Atualmente o homem se esqueceu que a natureza faz parte da sua vida, e continua prejudicando-a.

    Assinado: ANNA BEATRIZ 6°ano C

    ResponderExcluir
  7. Na Pré-hitória os pré-históricos só tiravam da natureza somente o que precisavam,com o passar do tempo os seres humanos tiram recursos da natureza sem necessidade e assim prejudicam a natureza. Exemplos:desmatamento,poluição,queimadas,derretimento de geleiras. Isso é observado na 2ª imagem,na Idade Conteporânea.

    Nome: Jéssica e Emanuelle 6ºano C

    ResponderExcluir
  8. Na Pré-história o homem vivia em completa harmonia com o meio ambiente.Ele respeitava a natureza retirando dela apenas o necessário para seu sustento.A caça, a pesca, a colheita de frutos não provocavam desequilíbrio ecológico .
    O desequilíbrio natural ocorreu com o desenvolvimento de ferramentas e técnicas aprimoradas pelo homem,que a medida que foi conhecendo e manuseando esse novos instrumentos a partir da descoberta do fogo, da agricultura, levaram também as guerra o aumento populacional o escambo e o surgimento das primeiras cidades.
    Assim o desequilíbrio ambiental foi ocorrendo.O homem distanciando do meio natural passando a se achar capaz de intervir na natureza sem controle e sem medir as consequências.Dai tanto desequilíbrio ambiental que assistirmos na Idade Contemporânea.

    Grupo:Letícia Meira,Letícia Fernandes e Karla Emile 6° ano B

    ResponderExcluir